Introdução:
Fazer uma decoração para uma família com crianças já liga o alerta de que, em algum lugar da casa, haverá um espaço especial pensado na interação dessas crianças com universo só delas. Seja no quarto ou em um cantinho na sala.
Crianças precisam ser estimuladas. Assim, brincadeiras, leitura, jogos e atividades que proporcionam a diversão, promovem essa interação para que várias habilidades sejam desenvolvidas a partir daí, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos.
Qual a importância de um espaço dentro de casa para que a criança possa brincar, estudar e se desenvolver?
A importância de ter um cantinho em casa para essa prática se concretiza em alguns fatores:
- Esse espaço permite que as crianças usufruam muito mais de seu lar por ser um ponto atrativo e cativante da casa
- Por ser um espaço adaptado para elas, gera um conforto ao realizar as brincadeiras, pois a ergonomia será fielmente pensada na hora de projetar os móveis, o espaço, e os próprios elementos lúdicos
- Incentiva a criatividade da criança. Geralmente o design dos móveis são diferenciados, fator esse que ajuda no desenvolvimento da fantasia e criatividade que andam juntos quando falamos de brincadeiras infantis
De que maneira esse cenário pode ser criado?
O espaço precisa ser pensado para quem vai usá-lo e sendo um ambiente infantil, é importante que a criança tenha acesso a tudo. Então as alturas de móveis, de instalação do quadro negro, das prateleiras são fundamentais para que ela consiga pegar seu brinquedo, seu livro, e outros itens importantes para a interação sem necessitar da ajuda de um adulto. E assim, quando finalizar a brincadeira, também conseguirá guardar e organizar seu espaço, desenvolvendo assim uma autonomia.
Quais os principais itens e objetos que não podem faltar?
- Cores para estimular a criatividade e embelezar o espaço;
- Mesa e cadeira na altura da criança para aquela pintura linda e especial;
- Um piso neutro, confortável e atérmico para que a criança fique a vontade, conseguindo andar descalça e sentar no chão;
- Uma iluminação clara, de preferência indireta, planejada com cuidado para que o conforto visual seja preservado.
- Luminárias com peças diferenciadas para despertar a curiosidade e interesse e
- Um espaço arejado com boa ventilação, pensando que o tempo de permanência nesse espaço provavelmente será o maior possível.
Depoimento pessoal
Sou mãe do Bernardo Yuri com 8 anos hoje, que nasceu 15 anos após minha filha mais velha (Aila Heire) e 12 anos após meus gêmeos (Gustavo Henrique e André Ricardo).
Quando o Bernardo tinha 1,5 anos, eu e meu marido decidimos presenteá-lo com uma parede de nossa sala de estar para ele pintar, desenhar, e colar seus trabalhinhos de escola.
Conforme ele ia crescendo e aproveitamos pra montar na sala esse cantinho lúdico onde colocamos vários brinquedos, livros, mesinha e um tapetinho para sentar.
Foi ótimo ter criado esse espaço, ele ficava super feliz em desenhar na parede mas até então não tinha a dele e desse momento em diante passou a ser livre para desenhar nela. Então se limitava a ela deixando as outras sem um rabisco, ação que já não fiz com meus mais velhos, e esses escreviam em todas as paredes, risos.
Por: Aline Silva | Sócia fundadora da Interioras Design